Quais são os principais programas e atividades oferecidos pelo Itéramãxe para aumentar as chances de sucesso no processo de seletivo da pós-graduação?
Buscamos dar suporte em todas as etapas de um processo seletivo por isso dividido nosso trabalho em 3 fases:
- 1º Ciclo de Metodologia de Pesquisa + Proficiência de Línguas: aqui oferecemos suportes necessários para a elaboração de um projeto de pesquisa e conhecimentos para o inglês e espanhol instrumental (proficiências em línguas estrangeiras), as oficinas acontecem em formatos coletivos, em pequenos grupo e individuais. Não queremos apenas que construam um bom projeto ou que passem nas provas de línguas, mas que entendam cada passo, cada etapa e possam assim de forma autônoma escolherem suas formas de escritas, de construções e de estudo.
- 2º Ciclo de Formação teórica + Proficiência de Línguas: acessar a universidade é passar pelas provas dissertativas, construir e dialogar com os autores solicitados pelos programas, por isso, oferecemos oficinas para pensar tais bibliografias, seus conceitos, teorias e como construir um texto argumentativo. Aqui, trabalhamos com temas geracionais, ou seja, temas que são comuns nas maiorias dos programas e sem referenciar necessariamente um autor ou um programa, dialogamos sobre aquele conceito, apresentando diversas abordagens, teorias e autoras(es) da temática.
- 3º Ciclo de aproximação aos processos seletivos: aqui oferecemos às pessoas participantes que tenham uma primeira aproximação com as etapas de um processo seletivo, como: oferecemos apresentações de projetos com contribuições externas, oferecemos vivências com simulados, desde provas (línguas e dissertativas) à bancas de entrevistas.
E por fim, acompanhamos a partir de grupos de editais, durante todo o processo de ingresso, auxiliando e dando suporte, desde a leitura do edital a cada fase do processo.
Em outros momentos neste blog, já foi comentado a respeito de Educação Antirracista, Paulo Freire e Kindezi, o que leva nos leva a perguntar aqui também a respeito de que(quais) base(s) pedagógica(s) se dá(dão) a metodologia de ensino do Itéramãxe. Como são qualificadas as pessoas que conduzem as mentorias do Itéramãxe?
Nossa principal base metodológica são as pedagogias afrocêntricas e do afeto, ambas constroem e compõe tanto os valores civilizatórios africanos, bem como o próprio conceito de aquilombamento.
Enquanto Movimento Social Negro, sobretudo antirracista, nossa base de luta é também pautada na resistência. Para isso, usamos o conceito de ‘letramento de resistência’ como um fio condutor das nossas pautas.
A isso, as pessoas que conduzem nossas mentorias, aqui chamadas de orí-entadoras(es), passam por um processo de formação:
- a) formação racial
- b) formação metodológica
- c) formação continuada.
A primeira se refere às bases que nascem esse coletivo, à nossa atuação enquanto Coletivo/Movimento Negro, e principalmente à compreender a formação histórica-política de raça no Brasil. A segunda, se refere às mentorias, agora chamadas de orí-entações, quais metodologias e pedagogias usamos, como as usamos e como as aplicamos na prática. E a terceira, é a continuidade das duas primeiras ao decorrer dos ciclos e das atividades.
Como a instituição acompanha o progresso dos alunos após ingressarem na universidade?
Essa sempre foi uma preocupação nossa enquanto rede de proteção. E fazemos de duas formas:
A primeira é convidando essas pessoas para voltarem como orí-entadoras, continuarem em nossa rede, para trocar com quem já está na universidade, para tirar dúvidas, para compartilhar angustias e principalmente para possibilitar que outras pessoas também acessem. E a segunda é mantendo laços firmes com essas pessoas, sejam em grupos de WhatsApp ou no individual, sejam com as orí-entadoras ou de forma coletiva.
Deixamos as portas abertas, fazemos desse quilombo um canal, para receber, ouvir e estar sempre juntas.
Existem parcerias estratégicas que a instituição possui com outras organizações para ampliar suas iniciativas e recursos? E, a propósito, o programa é voltado para qualquer instituição de ensino ou alguma(s) em específico?
Respondendo de trás para frente:
Sim, o programa é voltado a qualquer instituição de ensino superior e a qualquer programa de pós-graduação, apesar de, normalmente atendermos principalmente, nas áreas das humanidades, das ciências sociais, dos direitos e das interdisciplinaridades.
Temos também parcerias com:
Escola Pós-Graduar – nossa irmã de trabalho e a primeira a firmar parceria conosco, nos auxiliando nos primeiros passos no mundo das mentorias.
O Instituto Pro Bono – que oferece pontes entre graduados em Direitos com escritórios de advocacia, juntos oferecemos o Ciclo Sankofa, com o intuito de aproximar os graduandos e recém graduados negros às escritas acadêmicas, a partir da escrita de artigos.
Casa de Marias – que é um espaço de escuta e acolhimento às pessoas negras, nossa parceira ao pensar a saúde mental das e dos nossos.
Ação Educativa – que atua pela defesa dos direitos educacionais, culturais, e da juventude. Oferece em sua sede espaços para atividades de formações, tanto ofertados por elas como por outros coletivos.
Quais são planos (e sonhos!) para o futuro e crescimento do Itéramãxe?
Muitos (risos)! Antes de tudo visamos construir e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, pautada pelo acesso democrático à educação e à ciência. Queremos também mudança no cenário político, com mais pessoas diversas ocupando diversos cargos de poder, propondo e implementando políticas públicas. Queremos mais representatividade e queremos pautas nossas sendo discutidas de forma séria, responsável e reparadora. Queremos que as diversas pessoas tenham o direito pleno do exercício de suas potencialidades e talentos. Portanto, promover o acesso democrático às pós-graduações é a nossa missão.
Amanda Silva
Para isso, nossos planos estão localizados em práticas que visem alcançar os objetivos, visões e missões acima. Queremos no futuro ter autonomia financeira para que possamos ofertar bolsas de estudos, para além de custear algumas das necessidades básicas e subsidiar algumas das inscrições, queremos pessoas que tenham oportunidades reais de estudarem.
Queremos também aumentar nossa atuação para outras áreas, como: o acesso à graduação (sejam dos mais novos que saem do Ensino Médio, sejam as pessoas mais velhas que por diversos motivos não puderam acessar este local); o incentivo à finalização dos estudos (dos mais velhos aos mais novos); o acesso aos conhecimentos científicos (com grupos de estudos, de pesquisas e afins); redes de proteção e atendimento as mulheres e crianças vítimas das mais diversas violências. Nosso crescimento enquanto coletivo é ofertar cada vez mais, meios para que as nossas e nossos tenham acesso a serem e a estarem, em todos os seus direitos, sonhos e desejos.
Quais os canais para contatar o Itéramãxe?
E-mails:
– [email protected]: para assuntos jurídicos, apoios, parcerias e doações
– [email protected]: para assuntos pedagógicos, atividades ofertadas e voluntariado
Redes Sociais: @iteramaxe (Instagram, Facebook, TikTok)
Site: www.iteramaxe.com.br
WhatsApp: +55 11 99224-7879