“A Cidade das Mulheres” é um documentário de 2005 que advém do livro homônimo da antropóloga norte-americana Ruth Landes. Escrita em 1939, a obra de Landes é um registro das mulheres de terreiro da época na Bahia, conhecidas também como “mulheres de partido alto”.
Desta vez, o direto Lázaro Faria põe em cena a Mãe Stella de Oxóssi – Yialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá – como protagonista neste registro audiovisual. O que nos mostra também como este modo de vida se transmite por gerações.
O filme “A Cidade das Mulheres” relata parte da história da matriarca, além de depoimentos diversos acerca das mais variadas vivências de outras mulheres. Portanto, traça-se assim um indicativo do panorama do papel do gênero na cultura da época. Tal qual Landes fizera nos idos de 30 em seus estudos.
Resistência, negritude, estética, trabalho, cultura e matriarcado são só alguns dos fios que compõem esta trama que fortemente atravessa o tempo e a vida de inúmeras pessoas.
Em Março de 2018, já havíamos mencionado este documentário em nossa página de Facebook, mas esta discussão ainda é válida e necessária nos tempos de hoje.